CHÃO DO CAMINHO -  Coletânea  - CD lançado em 1997

 

 

Para Estelita, Jurandir, Maria José e Gilberto.

 

     Foi em 1978, terminadas as gravações do ''Pastores da Noite" onde registramos, Hermínio Bello de Carvalho e eu, os frutos de uma parceria que começara 04 anos antes, que possivelmente me dei conta do quanto é misteriosa e imprevisível a relação desses frutos com as pessoas. As vezes a realidade começa a se encaixar na expectativa alimentada, as vezes não; muitas vezes são alegrias inesperadas ou, vez por outra, nunca previsíveis decepções. Mas, no fundo isso é o que menos importa quando simplesmente nos colocamos a caminho de outras paisagens. Se nosso roteiro vem predeterminado ou não, são outros quinhentos. Viver com medo é que é abominável. E aqueles festejos que principalmente o "INTERIOR", que dividi com Nilson Chaves, nos proporcionou no Norte do país, são inesquecíveis. O mais é vida que segue seu curso, o chão do caminho.

       Este trabalho é um apanhado daquele 1978 para cá. Canções que foram registradas em vinil e que, remasterizadas, poderão ser ouvidas em CD. Duas delas, "Leopardo" e "Chão do Caminho", são gravações recentes e inéditas.  Aliás, inéditas na minha voz, porque Marisa Gatta Mansa já lhes dera roupa antes disso, o que é um privilégio que, feliz, agradeço a Deus. "Fruta Rachada", de Walter Freitas e Joãozinho Gomes, coube, desde sempre, tão dentro de meu coração paraense que, filha adotiva, como deixá-la de fora desta coletânea?

       O mais é tocar o barco e agradecer a essas pessoas lindas que cruzam meu caminho e que, de alguma forma, deixaram as digitais neste plano de voo:

       Obrigado Nilson Chaves, Rosana Yentas, Ricardo França, por acreditarem no projeto;  Manolo Camero pela cessão dos fonogramas gravados na Tapecar Gravações; Marco André, Fabrício, Carlos de Andrade, Luiz Tornaghi, pelas vibrações positivas , pacioência e cuidado nos estúdios de gravação e masterização - no caso do Marco, pela tela reproduzida na capa e pelos sons do violão de cordas de aço das gravações recentes; Janduary Siomões e Manoel Leite, pelas fotos que seus dedos e emoção registraram; Marco Antonio Rocha, por ter me mostrado a dimensão do dividir e pela sugestão do título do CD; Hermínio Bello de Carvalho, Leila Pinheiro, Marisa Gatta Mansa e Flavio Venturini pelos depoimentos; Maria Clélia Campos, Graça Almeida, Sergio Oliveira, Fernando Carvalho, Pat Mendonça, Paulo José, Paulo Sergio, Sergio Rocha, Leonardo Rocha, Marisa Lima, Simone, Silene, Cristina Veloso, Flavio Serra, Claudinha e Paulinha Martins, Sonia Lima, Marcos Teixeira, Magali, Ana, Maurício, Antonio Pereira da Silva, pela amizade, força e carinho; Seth-Hur Albuquerque e Ruy Guilherme Neri (que ouvirão estas canções do lugar privilegiado onde estão agora).

 

 

 

 

 

Pastores da Noite (Vital Lima - Hermínio Bello de Carvalho) 1978

Amor de lua (Vital Lima)  1990

http://distribo.lojaintegrada.com.br/chao-do-caminho-vital-lima

Flor do Destino (Vital Lima - Nilson Chaves) 1984

Noites de Verão (Vital Lima) 1990

Mundano (Vital Lima) 1990

Açaizeiro (Vital Lima) Vital Lima - Part. Joyce e Boca Livre  1978